Gestão Jurídica: Saiba como definir um plano estratégico de marketing

Montar um plano estratégico de marketing é essencial para qualquer empresa. É preciso definir metas, estabelecer quais serão os recursos utilizados, e também quais as etapas para se chegar aos resultados.

Para Vanessa Scheer, diretora-executiva da Legal Strategy Consultoria e Treinamento, é fácil estabelecer metas e dizer aonde se quer chegar, porém o difícil é desenhar o caminho que será percorrido e colocá-lo em prática.

Nos escritórios de advocacia, segundo Vanessa, o marketing é mais complexo. “Em primeiro lugar porque o advogado não aprende na universidade a ser um empreendedor e, em segundo lugar, porque ao se formar sai em busca de especializações jurídicas. É raro encontramos um advogado participando de um curso de empreendedorismo ou inovação”, explica.

Mas, como descobrir as competências dos advogados para que eles possam contribuir para a execução do planejamento estratégico de marketing? Para Vanessa, uma forma é observando o dia a dia do escritório, as tentativas, os acertos e erros, instituindo, por exemplo, um plano de carreira baseado nas competências desejadas e, posteriormente, aplicando avaliações de desempenho. Outra forma é instituindo projeto de endomarketing com este objetivo.

É claro que nem todos os advogados têm perfil voltado para o marketing ou para negócios. De acordo com Vanessa, não ter este perfil não é demérito, pois é necessário ter tanto o advogado que sabe vender, tanto quanto aquele que está focado na entrega do trabalho com agilidade e qualidade.

O planejamento de marketing está, na maioria das vezes, relacionado ao aumento da carteira de clientes e à melhoria no atendimento, mas sem a colaboração e a integração da equipe o negócio estará fadado ao insucesso. “O que vemos, geralmente, em escritórios de pequeno e médio porte, é a inexistência do planejamento estratégico de marketing, sendo o sócio-fundador o responsável por trazer novos negócios para a banca. Já nos grandes escritórios este assunto é muito debatido e disseminado”, comenta Vanessa.

Fonte: Última Instância