Conheça os benefícios da projeção de resultados para a contabilidade

A projeção de resultados é um aspecto do planejamento fundamental para o crescimento de uma empresa, pois é através dela que você realiza as estimativas de vendas, compras, despesas operacionais, investimentos, lucros e outras informações de um determinado período.

Entendendo melhor a projeção de resultados:

O empresário contábil, assim como os demais, precisa trabalhar com a projeção de resultados para poder projetar o futuro do seu negócio e estabelecer metas dentro de uma realidade viável. Para que a projeção de resultados surta o efeito desejado, é importante que algumas informações sejam consideradas, como a capacidade de prestação de serviços da empresa, o potencial do mercado, se existe sazonalidade nos serviços prestados (exemplo: imposto de renda pessoa física), o cenário econômico atual (inflação, taxa de juros, projeções da economia e outras informações), etc.

Realizando as projeções de resultados e se cercando de todas essas variáveis, você conseguirá realizar o planejamento mais completo do seu negócio, permitindo que o crescimento seja projetado de forma que ele possa verificar as necessidades de injeção de capital próprio, se será necessário contratar algum empréstimo, etc.

Benefícios de projetar resultados para uma empresa contábil:

Quando uma empresa contábil consegue implantar a projeção de resultados no seu planejamento financeiro, ela tende a controlar melhor seus resultados, trabalhar melhor com a inadimplência e conquistar benefícios como:

Desenvolvimento e organização dos controles administrativos e financeiros:

Para poder projetar resultados de forma eficiente é necessário que a empresa possua controle de suas informações. Por isso, é importante contar com um bom sistema financeiro que tenha controle de contas a pagar, contas a receber, faturamento, custos e demais informações.

Possuindo controles administrativos e financeiros de modo que seja possível visualizar o passado de forma consistente e segura, torna-se mais fácil fazer projeções de resultados futuros.

Uma empresa que possui organização administrativa acaba ajudando o trabalho dos funcionários, pois as rotinas são bem definidas, o que traz um ambiente mais calmo e organizado, fazendo com que a equipe fique otimista e ajude na organização dos controles.

Eficácia gerencial:

Com a implantação da projeção de resultados, o empresário contábil vai conseguir gerenciar a sua empresa com maior eficácia, isso significa dizer que ocorrerá a redução dos erros na projeção de custos (fixos e variáveis) que estejam relacionados aos serviços prestados.

Com a projeção de resultados, você consegue visualizar a capacidade produtiva da equipe e, com isso, analisar friamente se haverá necessidade de contratação de pessoal ou de adquirir equipamentos para conseguir o incremento desejado no aumento da prestação de serviços. A eficácia gerencial está intimamente ligada à realização de um bom planejamento.

Controle orçamentário e financeiro:

Com a implantação da projeção de resultados, você passa a ter o controle total das finanças do seu escritório contábil. Através da construção de orçamentos e projeções, você tem a oportunidade de analisar o crescimento ou expansão de sua empresa, verificando a necessidade de investimento e vislumbrando se a empresa terá recursos próprios ou precisará de algum tipo de injeção de capital — seja dos sócios ou de terceiros.

Com o controle das finanças bem organizado, dá para identificar os seus custos fixos e variáveis e como estes serão alterados no caso de um aumento na quantidade de serviços prestados e, por consequência, no faturamento da empresa.

Maior conhecimento do mercado em que está inserido:

Para projetar bem os resultados financeiros de uma empresa, é necessário que você busque conhecer o mercado onde sua empresa está inserida. Precisa analisar se o crescimento da empresa está dentro do padrão, verificar a necessidade de realizar investimentos em marketing, analisar os preços praticados pelos concorrentes e a margem de lucro praticada para competir no mercado, etc.

O conhecimento do mercado permite que você construa a sua postura de perspectiva futura com a sua empresa de contabilidade. De maneira geral, é interessante que todos os empresários tenham uma postura de cautela quanto à elaboração de cenários futuros, pois podem surgir variáveis externas que influenciem a projeção de resultados.

Fonte: Valor Tributário