Desenvolvimento pessoal: Seja a efetiva mudança, seus planos e projetos agradecem!

O ano de 2015 acabou e é tempo de inventariar e refletir sobre nossas conquistas e fracassos, geralmente todo fim de ano é a mesma coisa: prometemos para nós mesmos que no próximo ano seremos diferentes, faremos diferente, pensaremos e agiremos de outra forma, mas entra ano e sai ano e continuamos no mesmo lugar com alguns fracassos a mais para a coleção, pelo simples fato de falhar na execução de nossos projetos, metas e objetivos.

A mudança em si é algo que parece extremamente fácil quando estamos na fase de planejamento, traçando metas, imaginando os resultados e projetando o futuro. Ocorre que a execução de planos e projetos soma diversos obstáculos e envolve além de tudo o desgaste emocional e físico, ou seja, o jardim de flores que você projetou antes da execução do projeto transforma-se em um campo de batalha repleto de suor, desgaste, dor e trabalho duro com direito a um cenário imposto pela vida não muito favorável ao seu planejamento, repleto de testes de capacitação ao longo do percurso rumo ao resultado almejado.

Somente aqueles que conseguem ultrapassar o campo de batalha, alinhados com a persistência e motivação é que conseguem chegar ao final dos anos com a vitória e conquista almejada. Tudo isso, para concluir que se você faz parte do grupo de pessoas que ao final do ano coleciona projetos incompletos e fracassos somados a desistência é hora de rever onde está falhando, ou seja, se tem faltado comprometimento, persistência ou resistência, pois antes disso suas metas de mudança escoaram ralo abaixo ano após ano.

Por isso, no ano que se finda estabeleça sim suas metas de curto, médio e longo prazo, mas mais importante do que isso treine sua autodisciplina e comprometimento com você mesmo e seus projetos. Seja a mudança que você espera. Não espere que o tempo se torne desfavorável para rever as suas falhas de execução de seus planos e projetos e nem que mudar as metas irá resolver os seus problemas quando o real problema é você.

Se autoavaliar após a finalização de um projeto é uma excelente maneira de constatar falhas, bem como de aperfeiçoar aquilo que tem dado certo para você na concretização de seus planos e projetos. No entanto, como a autoavaliação citada pressupõe a conclusão do projeto, deve-se além de tudo se autocobrar constantemente o resultado, de forma a evitar a estagnação, a referida estratégia pode ser comparada a cobrança que sofremos de terceiros aos quais estamos subordinados e nos levam a focar nossa energia para a concretização daquilo que precisamos prestar contas dentro de um determinado prazo.

Ora, se somos tão comprometidos com as metas do trabalho, os projetos da faculdade o que nos faz procrastinar desenfreadamente às ações necessárias que nos levaram aos resultados almejados para realização de nossos sonhos? O que tem feito você falhar nas provas de concursos e nos exames da OAB? E você pode responder que o cansaço, o desgaste e o tempo não lhe são favoráveis, mas essa é a vida, é isso que faz a esmagadora maioria das pessoas abandonaram o barco às vezes a uma curta distância da linha de chegada.

Entenda que a luta que reveste a mudança de hábitos sempre será em você, por você e para você. Ninguém poderá lutá-la por você, porque ela será ai dentro de você e seu maior inimigo sempre será você mesmo, sua fé será testada, sua capacidade de se abster das coisas que gosta para dedicar-se a projetos, sua motivação então? Nem se fala, sua mente fará o favor de te perguntar diversas vezes quando você ameaçar abrir um livro o porquê mesmo você está dedicando o tempo que podia estar bebendo com os amigos, curtindo adoidado à vida ou simplesmente vendo televisão em um projeto de estudo e, acredite você será tentado a responder da forma que lhe é mais conveniente ainda mais se a persistência já tiver ido para o espaço, geralmente a resposta será uma pergunta: é mesmo, né? O que é que eu estou fazendo aqui, nem é certeza cair o que eu estou estudando, a matéria nem é tão importante assim… e por aí vai.

O velho e bom ditado: “Quem quer arruma uma solução e quem não quer uma desculpa”, não poderia ser mais expressivo quando o assunto é a autossabotagem, sabotar os outros já soa de uma estupidez tremenda, o que dizer do sujeito que puxa o seu próprio tapete dia após dia, sem às vezes nem ao menos perceber até que chegue o fim do ano, tempo de renovar promessas que serão esquecidas até o próximo fim de ano e assim sucessivamente.

É hora de despertar, é tempo de planejar sim, mas principalmente de se autoavaliar e deixar aquilo que não agrada em você ou que tem te atrapalhado seja nos estudos, no trabalho, relacionamentos ou, principalmente, prejudicado sua saúde (hábitos nocivos) no ano que se finda. Esvazie a bagagem, não tenha medo! Leve com você só aquilo que realmente fará a diferença e te auxiliará na realização de seus projetos, sonhos e metas e você verá que ao final de um ano de muito trabalho, persistência e autodisciplina você não apenas estará colecionando as conquistadas almejadas como também estará mais forte e pronto para alçar novos e mais altos voos.

Por isso, desejo a todos os leitores do Blog Endireitados um final de ano repleto de descobertas sobre o que tem dado errado e o que tem dado certo, afinal “em time que está ganhando não se mexe” e que as descobertas venham acompanhadas de atitudes positivas que se transformaram na mudança que você espera e tanto busca para a concretização de tudo aquilo que você se propor. Um ano novo recheado de conquistas e se ele não te levar a concretização de seus sonhos que pelo menos te leve para mais perto e que o tempo e a sorte estejam sempre ao seu favor.

Fonte: Jusbrasil