Organizar o escritório utilizando ferramentas de gestão

Ter um bom conhecimento técnico em Direito é essencial para que um escritório se estabeleça no mercado, mas sem uma boa gestão não é possível mostrar todo o potencial dos negócios.

Por isso, focar na organização administrativa do escritório é cada vez mais comum e necessário. No entanto, para garantir um retorno positivo não basta, focar apenas nas questões referentes a preços, no tempo e na qualidade de serviços oferecidos aos clientes. É importante também cuidar das questões internas, oferecer um plano de carreira para os advogados, ter uma gestão financeira com orçamento definido, planejar investimentos, adotar tecnologia e sistemas de informação. Uma boa gestão pode, inclusive, mudar a cara da empresa quando necessário.

Para Mário Leandro Campos Esequiel, gestor do Mattos Filho Advogados, uma boa equipe de gestão pode, entre diversos benefícios, otimizar o trabalho dos advogados. “A gestão tem o princípio de sistematizar as práticas de administração buscando atingir metas pré-definidas. Foca, portanto, na criação de regras e disciplinas que auxiliem o alcance dos objetivos pretendidos”, explica o especialista.

Uma boa gestão não só ajuda a otimizar o trabalho como também a reduzir custos. Muitos escritórios têm, por estes motivos, procurado investir em profissionais que entendam de gestão para exercer as atividades administrativas da empresa ou estão procurando se especializar no assunto.

O escritório que adota uma estrutura empresarial de qualidade acaba, normalmente, mudando em procedimentos, rotinas e a organização de como as ações são concluídas. Estas mudanças trazem vantagens a curto e longo prazo, que devem estar na equação feita na hora de contratar o serviço.

“A qualidade técnica do serviço jurídico é essencial, mas não é suficiente para se estabelecer e se manter no mercado. Existe uma série de outros pressupostos, como preço,agilidade na prestação do serviço, disponibilidade de atendimento e acessibilidade. A boa gestão, com a utilização correta das ferramentas disponíveis no mercado, é de fundamental importância para se tornar competitivo”, completa Mario Esequiel.

Cada escritório pode definir sua forma de gestão de acordo com o tipo de negócio. Porém, uma forma básica de se organizar é pensar em alguns eixos centrais. Primeiro, é importante estabelecer um plano estratégico para saber onde se quer chegar e como isso é possível. O escritório deve pensar em objetivos e metas a serem cumpridos. A partir disso, definir qual o modelo de gestão que será adotado para atingir os resultados desejados. Definido o programa é necessário acompanhar o andamento para garantir que as etapas estejam todas sendo cumpridas. Ao final, faz-se um balanço dos resultados: o escritório está alcançando seus objetivos? O modelo de gestão é eficiente? O importante é olhar para o próprio negócio, entender onde se quer chegar e não esquecer que um bom gerenciamento das atividades faz toda a diferença na hora de colher os resultados.

Fonte: Última Instância